Quer ser comissário de voo? Pergunte-nos como!

A profissão de comissário de voo surgiu em 1930 e até hoje está associada ao glamour e à elegância. Não é raro, ao imaginar como é a vida de um comissário, pensar nas maravilhosas experiências que a carreira proporciona: estar cada dia num lugar diferente, conhecer vários lugares e ter contato com pessoas do mundo todo. Mas engana-se quem acha que essa profissão se resume a recepcionar os passageiros na aeronave e servi-los durante o voo. O comissário de bordo é, antes de tudo, um agente de segurança. Sua principal função é garantir que, da decolagem ao pouso, todo mundo esteja seguro.
Por isso, quem tem o sonho de se tornar um comissário de bordo precisa atender alguns requisitos. Antes de ingressar numa companhia aérea, o candidato precisa ser aprovado por uma escola homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e posteriormente, no exame da própria Agência, que autoriza o exercício da profissão. [Veja se a sua escola é homologada pela Anac aqui] Para isso, são exigidos alguns quesitos como capacidade física, psicológica e emocional, além de habilitação técnica. Quer ser comissário de voo? Pergunte-nos como!

Stella Vasconcelos
1. O primeiro passo para entrar na profissão é ser maior de 18 anos, ter completado o ensino médio e ser brasileiro ou naturalizado. Se você atende a esses pré-requisitos básicos, é só ir até uma escola de Comissário de Voo, apresentar os documentos exigidos e começar as aulas.
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2. Em cerca de quatro meses de curso, você aprende os regulamentos da profissão, estuda o Código Brasileiro de Aeronáutica, tem aulas sobre medicina aeroespacial, primeiros socorros, obstetrícia e higiene, noções de psicologia, conhecimentos gerais de aeronaves, teorias de voo, navegação aérea, meteorologia, procedimentos de emergência e segurança, e prevenção e combate ao fogo.

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3. Se você se perder alguma vez na vida, reze para estar com o seu amigo comissário. Ele sabe como sobreviver no mar, na selva, no gelo e no deserto!

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4. Depois de aprovado no curso de Comissário de Voo, o futuro comissário precisa ser aprovado na prova da Anac. São quatro grupos de 20 perguntas objetivas sobre toda a grade curricular estudada no curso, e é preciso acertar no mínimo 14 questões em cada grupo para garantir a sua aprovação.

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5. Uma salva de palmas para a aprovação na prova da Anac.

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6. Com o Certificado de Conhecimento Técnico (CCT) da Anac em mãos, o próximo passo é conseguir uma vaga numa companhia aérea.

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7. Cada companhia tem o seu próprio critério de seleção, por isso é importante verificar as exigências de cada empresa antes de fazer a entrevista.

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8. Ao ser contratado, você vai passar pelo treinamento da própria companhia aérea, que vai te ensinar os procedimentos de rotina e segurança específicos da aeronave na qual você vai trabalhar, além das normas e procedimentos da empresa.

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9. Opa! Só mais um teste. Para garantir que você aprendeu tudo mesmo, ainda precisa passar pela última etapa: o “check” da Anac, uma prova prática realizada por um avaliador certificado pelo órgão, que vai dizer se você está ou não apto a cuidar da segurança de todos os passageiros a bordo de uma aeronave.

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10. Se for aprovado, você recebe a Licença de Voo e o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), que o credencia a atuar como comissário. Você está pronto pra decolar!

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