Elas estão por cima da carne seca

Freddy Charlson

Prestigiada consultoria britânica (oh!) escolhe as 10 melhores companhias aéreas do mundo em 2015. Asiáticas lideram a lista enquanto brasileiras ocupam posição intermediária

Coisa boa de se fazer é lista. E vale quase tudo: lista das pipocas que estouram mais rápido em um micro-ondas, lista de boxeadores que derrubaram o nosso querido Maguila, lista de times brasileiros de futebol que já conquistaram o Mundial, lista de alpinistas que já conquistaram o monte Himalaia… bem, mas como nosso blog é de aviação, vamos tratar, neste post, de uma lista bem bacana. Trata-se das melhores companhias aéreas deste ano, feita pela empresa de consultoria britânica Skytrax, uma das conceituadas do mundo.

Crédito: Paris Air Show

Crédito da foto: Paris Air Show

A empresa, aliás, concede o Prêmio Skytrax à Melhor Companhia Aérea do Ano… a cada ano. A mais recente entrega ocorreu no Salão de Aeronáutica e Espaço de Le Bourget, mais conhecido como Paris Air Show (Vive la France!). A 51ª edição da feira tecnológica reuniu 2.260 expositores de 47 países e serviu para, além de apresentar novas tecnologias e aeronaves, premiar os melhores aeroportos, melhores aviões, melhores companhias aéreas. A última categoria justamente a razão de ser deste post.

Assim, a Skytrax ouviu mais de 18 milhões de pessoas em 160 países around the world para escolher as 100 principais companhias aéreas de 2015. Confira, abaixo, as dez primeiras, ou seja, o suprassumo das empresas cujo negócio é administrar esse meio de transporte mais pesado do que ar. Tem companhia do Oriente Médio, da Ásia e da Europa, prova de que a globalização também chegou a quem vive de rodar o mundo, levando passageiro para lá e para cá, para cá e para lá… Por falar em “cá”, a galera da América do Sul ficou em posições intermediárias na lista. A LAN foi a 32ª; a TAM, a 51ª e a Azul, considerada a melhor companhia de baixo custo da América do Sul, a 62ª.

Top Ten

10° Qantas Airways

Crédito: Quantas Airways

Crédito da foto: Quantas Airways

Terceira companhia aérea mais antiga do mundo, fundada em 1920, a Qantas é australiana. O nome é a abreviação de Queensland and Northern Territory Aerial Services Ltd. Ela começou com aviões biplano Avro 504, em passeios turísticos. Depois, passou a fazer voos de transporte de passageiros com aviões De Havilland 61. Hoje, além de voar pela Austrália, a companhia tem rotas na Nova Zelândia, Tailândia, China, EUA, Japão, Alemanha, Zimbabwe, Indonésia, Reino Unido, Canadá, França e Brasil, entre outros. O hub da Qantas fica no Aeroporto Internacional de Kingsford Smith, em Sidney (Austrália). São 145 destinos atendidos com uma frota de 133 aeronaves.

9° EVA Air

Crédito: Eva Air

Crédito da foto: Eva Air

A EVA Airways é uma empresa aérea de Taiwan com sede em Taipé. Suas operações de transporte de passageiros e carga chegam a 50 destinos na Austrália, Ásia, Europa e América do Norte. A companhia foi fundada em 1989 e pertence à Evergreen Marine, uma das maiores empresas de transporte marítimo do planeta. O principal centro de operações da EVA Airways fica no Aeroporto Internacional Taiwan, o Taoyuan.

8° Garuda Indonésia

corporate-company-single

Crédito da foto: Garuda Indonesia

O principal hub da companhia Garuda Indonésia fica no Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta em Tangerang, a 20 km de Jacarta, a capital do país asiático que não dá mole para traficantes de drogas. A Garuda tem 131 aeronaves que voam para 102 destinos – 54 domésticos e 48 internacionais – em todo o planeta (sudeste da Ásia, Extremo Oriente, Austrália e Europa, principalmente). Ela foi fundada em 1º de agosto de 1947 e iniciou suas atividades em 26 de janeiro de 1949 com o singelo nome de KLM Interinsulair Bedrijf. De lá, muito água rolou abaixo dos aviões da empresa.

7° ANA All Nippon Airways

10.08.2015 - FOTO - BLOG - MELHORES CIAS A+ëREAS - ANA NIPPONO negócio da All Nippon Airways, a segunda maior empresa aérea do Japão, e a sétima do mundo em número de passageiros, é o patrocínio esportivo. A companhia bancou o recém-encerrado campeonato mundial de natação de Kazan (Rússia) e vai bancar o de Budapeste (Hungria), em 2017. O presidente da ANA, Osamu Shinobe, diz que, assim, ajuda a dar esperança e aspirações às pessoas, “colaborando para a paz mundial”. Legal, né? A iniciativa, aliás, se estenderá ao patrocínio dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. O hub da companhia fica no Aeroporto de Narita, na capital japonesa. A partir dali, são atendidos mais de 500 destinos domésticos, além de todo o sudeste asiático.

6° Etihad Airways

10.08.2015 - FOTO - BLOG - MELHORES CIAS A+ëREAS - ETIHAD AIRWAYSEtihad em árabe significa “união”. E a ideia da Etihad Airways, empresa fundada em 2003 é justamente essa: unir o mundo pela aviação. A companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos tem sede em Abu Dhabi, com voos para a Oriente Médio, Ásia, América do Norte, América do Sul (Brasil), Europa e Índia. A Etihad Airways foi a décima melhor companhia do mundo em 2008, e vem subindo no ranking, com o objetivo de ser uma companhia aérea global, do século 21, num novo patamar. A empresa vem conquistando a preferência dos ocidentais, principalmente por patrocinar clubes como os ingleses Arsenal e Manchester City, além da Ferrari, equipe de Fórmula 1.

5° Emirates

Crédito da foto: Emirates

Crédito da foto: Emirates

O lance da Emirates é o sistema de entretenimento de bordo, o melhor do mundo em 2015 segundo a Skytrax. E pelo 11º ano consecutivo. São centenas de filmes, shows, jogos, programas, em telas individuais e com TV ao vivo e wi-fi gratuito em algumas aeronaves. A Emirates tem mais de dois mil canais digitais e viaja com Airbus A380 e Boeing 777. A companhia foi fundada em 1985 e o primeiro voo foi entre Dubai e Karachi. Em 2007, começou a voar para São Paulo. E, em 2012, para o Rio de Janeiro. São 235 aeronaves voando para mais de 80 países. Sua base é Dubai. Não à toa é a maior companhia aérea do Oriente Médio. Se bem que de média, a Emirates nada tem. Não à toa, a companhia patrocina uma das potências mundiais do futebol, o Real Madrid.

4° Turkish Airlines

10.08.2015 - FOTO - BLOG - MELHORES CIAS A+ëREAS - TURKISHA Turkish Airlines começou pequenina, com meros cinco aviões. O tempo passou e hoje, uma das mais antigas companhias aéreas do mundo, tem mais de 200 aeronaves. Em 2012, ela transportou 39 milhões de passageiros para 240 destinos. No mercado da Turquia, sua terra natal, ela possui 50% do transporte de carga aérea. A empresa começou a operar voos no Brasil em 2009. No primeiro semestre de 2015, transportou 28,5 milhões de passageiros em todo o mundo. Em relação a cargas foram transportadas 324 mil toneladas no período. Já o número de destinos passou para 276 (228 internacionais e 48 domésticos). Tudo isso em 282 aviões. Inshalá!

3° Cathay Pacific Airways

Crédito da foto: Cathay Pacific Airways

Crédito da foto: Cathay Pacific Airways

Sediada em Hong Kong, a Cathay Pacific Limited opera com mais de 90 destinos. Em 2014, a empresa fundada em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, faturou o prêmio de melhor companhia aérea. Cathay vem do antigo nome dado à China, derivado de “Khitan”, e Pacific, porque seus fundadores – Roy Farrel e Sydney de Kantzow – tinham a intenção de cruzar o Oceano Pacífico. A empresa tem 32 mil funcionários, frota de 146 aviões e voa para 189 destinos, em 47 países, incluindo o Brasil (São Paulo-Hong Kong, com escala em Londres, a terra da rainha). Transportou 30 milhões de passageiros em 2013, com 160 mil pousos e decolagens, faturando US$ 12.94 bilhões.

2° Singapore Airlines

Crédito da foto: Singapore airlines

Crédito da foto: Singapore Airlines

A Singapore Airline também vive nas cabeças no que se refere às melhores companhias do planeta. Ela já foi eleita a melhor várias vezes, com serviço considerado impecável. Nada a se estranhar em se tratando da primeira companhia aérea a operar nos Airbus A380, com voo inaugural em 25 de outubro de 2007, há quase oito anos. A companhia tem sua sede na cidade-estado de Singapura (que também se escreve Cingapura), no sudeste asiático, e opera para 90 cidades em 40 países na Ásia, Oriente Médio, Europa, América do Norte, América do Sul, África e Sudeste do Pacífico. Ou seja, voa para mais de meio mundo. Em 2011, ela iniciou a rota entre São Paulo e Cingapura, com escala em Barcelona, na Espanha. Coisa fina.

1° Qatar Airways

Crédito: Qatar Airways

Crédito da foto: Qatar Airways

Dona de uma das frotas mais modernas e jovens do mercado, a Qatar Airways voa para 140 destinos nos cinco continentes. No Brasil, ela começou a operar em junho de 2010, com um voo entre São Paulo e Doha, no Qatar, país do Oriente Médio. Top entre as tops, a companhia venceu o prêmio principal da Skytrax em 2011, 2012 e 2015. Aliado à qualidade dos seus serviços, a Qatar Airways tem alcançado uma média de crescimento de 30% ao ano. Ajuda nessa escalada o fato de a companhia patrocinar o incrível Barcelona, time de Neymar, Messi e Suárez. A companhia é de elite, apta a receber uma classificação 5 estrelas da Skytrax. Ou seja, se puder, na boa, vá de Qatar.

Clique aqui para acessar a lista completa

 

Anúncios

4 respostas em “Elas estão por cima da carne seca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s