Cadê o aeroporto que estava aqui?

Apenas cinco países em todo o planeta não possuem aeroporto: Andorra, Liechtenstein, Mônaco, San Marino e Vaticano. Sorte que eles ficam na Europa, próximos a grandes terminais de outras nações. Ah, e têm heliporto…

Freddy Charlson

O papa Francisco (batizado como Jorge Mario Bergoglio) vira-e-mexe desembarca em um dos mais de 200 países do mundo – agora mesmo, ele acabou de concluir um périplo pela América do Sul, visitando Equador, Bolívia e Paraguai. Ou seja, o brasileiro católico mais ousado teve que se deslocar às cidades de Quito, La Paz e Assunção para tomar a bênção diretamente de Sua Santidade. Engana-se, porém, que o papa, ao embarcar no avião para essas viagens o faz do Vaticano. Não, nada disso, simplesmente porque a cidade-estado Vaticano não tem aeroporto.

É, apesar da modernidade, do advento da tecnologia e da necessidade premente de locomoção dos seres humanos ainda há países que, como o Vaticano, não possuem um… aeroporto. O motivo? A diminuta medida de seus territórios, principalmente. Assim como ocorre com o Vaticano, os moradores dos pequeninos Liechtenstein, Andorra, Mônaco e San Marino, todos localizados no continente europeu, são obrigados a viajarem para países vizinhos se quiserem, a seu modo, realizarem o sonho de Ícaro.

VATICANO

14.07.2015 - BANDEIRA - VATICANO - BLOGNada que seja uma questão de vida ou morte, ora. É só ter um pouquinho de paciência. No caso do Vaticano, os religiosos que passam os dias em reuniões e orações próximos ao túmulo de São Pedro podem pegar seus aviões para catequizarem mundo afora no Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, conhecido como Fiumicino, em Roma, Itália, onde o Vaticano está encravado. O Fiumicino fica a 35 quilômetros da capital italiana e é, por exemplo, o hub da companhia aérea Alitalia que, não por acaso, transportou o papa Francisco durante sua recente visita à América do Sul.

ANDORRA

14.07.2015 - BANDEIRA - ANDORRA - BLOGJá os moradores do Principado de Andorra, além de não terem aeroportos, não têm ferrovias. É que Andorra fica localizado nas montanhas, próximo aos Montes Pirineus. Uma boa opção para pegar o avião é dirigir até a cidade de Barcelona, na Espanha, localizada a 220 quilômetros de distância. Ou até Girona (Espanha) que fica a 280 quilômetros. Mais próximo fica o aeroporto de Toulouse-Blagnac (França), a 180 quilômetros. O contrário também vale, afinal Andorra não cobra impostos de seus produtos e é um paraíso para quem procura compras mais baratas, além de curtir uma temporada na neve. Ah, o El Prat, Aeroporto Internacional de Barcelona, é o segundo maior da Espanha e recebe voos de todo o mundo. Ou seja, se vacilar, é mais agitado que toda Andorra.

LIECHTENSTEIN

14.07.2015 - BANDEIRA - LIECHTENSTEIN - BLOGContinuando nosso tour pelos países sem aeroporto, chegamos a Liechtenstein, uma nação de meros 160 quilômetros quadrados, encravada entre a Áustria e a Suíça, na Europa, e que possui o 6º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no ranking mundial. Ou seja, o povo desse país de nome quase impronunciável (ok, tente pronunciar “lixtenstáim”) vive bem, mas… não tem aeroporto. Como é muito amigo da Suíça, e pá!, os moradores bem nascidos de Liechtenstein costumam utilizar o Aeroporto de Zurique, na terra do chocolate e dos relógios, claro. Ele fica a 115 quilômetros de distância.

MÔNACO

14.07.2015 - BANDEIRA - M+öNACO - BLOGMônaco é, definitivamente, para os phynos. O principado situado no sul da França, junto ao Mar Mediterrâneo, é mais conhecido pelo Grande Prêmio de Fórmula 1, cassinos e o belo visual. Ok, mas não se empolgue: é impossível visitar Mônaco por avião. Ali, só por terra ou mar. O turista deve desembarcar no Aeroporto Internacional Nice-Côte d’Azur, localizado a 15 quilômetros da terra do príncipe Albert II, uma cidade-estado soberana. O principado foi fundado no ano de 1297 pela Casa de Grimaldi, tem área de 2 km² e é o segundo menor Estado do mundo, atrás do Vaticano, que tem metade do tamanho.

SAN MARINO

14.07.2015 - BANDEIRA - SAN MARINO - BLOGDireto ao ponto: não há aeroporto em San Marino, país totalmente encravado na Itália e o menos populoso da Europa, com cerca de 35 mil habitantes. O aeroporto mais próximo fica a 23 quilômetros e está localizado em Rimini, cidade italiana. Tipo meia hora de carro. E tem o portentoso nome de Aeroporto Internacional de Rimini e San Marino Federico Fellini, o criativo e premiado cineasta italiano. Nada que desanime o morador do mais antigo Estado soberano e república constitucional do mundo, fundado em 3 de setembro de 301, e cuja principal fonte de renda é o turismo.
Anúncios

2 respostas em “Cadê o aeroporto que estava aqui?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s