Para cada rumo, uma aeronave

Você sabia que as companhias aéreas escolhem cada aeronave com base na distância da rota? Algumas podem viajar por 13 mil quilômetros. Outras são desenvolvidas para viagens de 3,7 mil quilômetros. Conheça os aviões utilizados pelas quatro principais companhias da aviação comercial brasileira

DECOLAGEMMariana Monteiro

Desde o século 18, período em que foram registrados os primeiros voos com veículos aeronáuticos, sabemos que não param de surgir diferentes tipos de aeronaves. São novos tamanhos, novas tecnologias, novos atrativos de interatividade, maior conforto e comodidade. Mas você, que anda para lá e para cá saindo e chegando nos aeroportos brasileiros, já reparou que nem sempre embarcamos no mesmo tipo de avião? É que, desde que seja certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e obedeça as regulamentações, a aeronave a ser utilizada para uma determinada rota é escolhida pela própria empresa aérea.

A soma das frotas das quatro maiores companhias aéreas do Brasil é composta atualmente por 485 aeronaves que variam de peso, dimensão, alcance, velocidade e número e configuração de assentos. Os fabricantes mais procurados pelas empresas são quatro: Airbus, Boeing, Embraer e ATR, e cada modelo é normalmente usado de acordo com o tempo e distância da viagem.

Basicamente, as aeronaves utilizadas na aviação regular no Brasil são de dois tipos: narrow body (fuselagem estreita) e wide body (fuselagem larga). O primeiro é aquela aeronave com menos assentos (geralmente possui entre 100 e 200 lugares) e um corredor apenas, podendo conter fileiras com duas ou três poltronas. Já o wide body possui dois corredores na configuração 2+3+2 bancos e são usados para voos mais longos – especialmente intercontinentais. O primeiro avião desse tamanho foi o Boeing 747, que, no Brasil, decolou pela primeira vez na década de 80.

A empresa AZUL, por exemplo, utiliza as cinco unidades de Airbus A330 que possui para rotas de longa distância e voos internacionais. Para rotas regionais, a companhia usa seus 55 ATRs, que têm alcance de 1.555 km a 1650 km, comprimento entre 22,67 m e 27,17 m. Para viagens de longa distância dentro do território brasileiro, a Azul disponibiliza 86 jatos fabricados pela brasileira Embraer, que possuem tamanhos que variam entre 31,68m e 38,65m de comprimento.

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Embraer 195, da Azul

A TAM possui uma frota de 160 aeronaves entre Airbus e Boeings. Aquelas consideradas narrow body, como o A319, A320 e A321, normalmente operam rotas domésticas, sendo que o A320 e o A321 também podem voar eventualmente entre o Brasil e países da América do Sul. Para conectar nosso país com a América do Norte e a Europa, a companhia aérea recorre à tecnologia e grandeza dos aviões wide body, como o Airbus A330 e os Boeings 767 e 777.

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Airbus A319, da TAM

Já a GOL,  resolveu ir mais longe com a inovação da frota de 139 aeronaves e adquiriu 97 aviões junto à fabricante Boeing, que são equipados com o pacote Short Field Performance, criado para melhorar o desempenho da aeronave, permitindo que ela decole e aterrisse em pistas curtas. A tecnologia permite o aumento de 20% na oferta de assentos. Para rotas domésticas e de média duração, a Gol usa o Boeing 737-700. Em viagens internacionais, os pilotos guiam Boeings 737-800NG, que possui maior espaço para bagagens de mão e tomadas abaixo de todos os assentos, para carregar equipamentos eletrônicos portáteis. Nesse modelo, a distância entre as poltronas é de 86,3 cm e o encosto pode reclinar até 50% mais do que a antiga configuração.

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Boeing 737-800, da GOL

A Avianca, por sua vez, tem uma frota com 41 aeronaves dos modelos Airbus A320, A319 e A318, além de Fokker MK-28, que estão sendo substituídas por aviões da Airbus. As aeronaves A319 e A320 oferecem ao passageiro telas individuais de 9 polegadas de LCD e touchscreen que exibe vídeos e permite interatividade. Além disso, há entradas USB e tomadas individuais disponíveis para os viajantes. No entanto, a empresa informou que não há especificação de aeronave para cada rota.

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Airbus A320, da Avianca

Confira na tabela abaixo todos os tipos e características das aeronaves utilizadas no Brasil (clique na imagem para ampliar):

TABELAaviacaoFONTE: Fabricantes e companhias aéreas

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